O que é a Psicoterapia?
A psicoterapia é um tratamento colaborativo que se baseia na relação entre duas pessoas, um psicólogo e um individuo. Como se fundamenta no diálogo, permite falar abertamente com alguém (psicólogo) que é objetivo, neutro e imparcial. O cliente/paciente e o seu psicólogo trabalham em conjunto para identificar e mudar os padrões emocionais, de pensamento e de comportamento que estão a impedir o seu bem-estar. No final da psicoterapia, o cliente/paciente deverá ter resolvido o problema que o levou a realizar a terapia, como também terá aprendido novas competências para lidar melhor com futuros desafios.
Quando é que se deve equacionar a possibilidade de realizar psicoterapia?
- Quando se sente deprimido, irritado ou ansioso por um longo período de tempo
- Para lidar com uma doença crónica com implicações no bem seu bem-estar físico e emocional
- Para resolver problemas de curta duração como, por exemplo: separação/divórcio, “síndrome do ninho vazio” (acontece quando os filhos, jovens adultos, deixam a casa dos pais), mal-estar causado pelo novo emprego ou pelo desconforto decorrente da morte de um familiar (luto)…
Os sinais de que uma pessoa pode beneficiar de psicoterapia, incluem:
- Sentimento prolongado de desamparo e tristeza,
- Apresença de problemas que continuam sem solução apesar da ajuda dos amigos e familiares,
- Apresenta dificuldades de concentração nas tarefas profissionais e/ou quotidianas,
- Preocupa-se demasiado, espera o pior e está constantemente no limite,
- Desenvolve ações como ingerir grandes quantidades de álcool, consumir drogas ou agressividade, que o estão a prejudicar a si ou a terceiros.
Quais são os diferentes tipos de psicoterapia?
- Existem várias abordagens na psicoterapia mas geralmente, os psicólogos orientam-se por mais do que uma metodologia (Perspetiva Holística). Cada perspetiva teórica funciona com um roteiro para ajudar o psicólogo a compreender os seus clientes/pacientes, os problemas que apresentam e a encontrar/desenvolver as soluções. O tipo de terapia que irá receber depende de vários fatores incluindo a orientação teórica do profissional.
- Terapias cognitivo-comportamentais
- Eye Movement Desensitization and Reprocessing-EMDR;
- Brainspotting-BSP;
- Terapias Humanistas e Psicanalítica
- Terapias Construtivistas e Sistémicas