As perturbações do controle de impulsos têm entre si em comum as seguintes características:
Incapacidade de resistir ao impulso de executar o acto;
Sensação de activação ou tensão aumentadas, imediatamente antes da execução do acto;
Experienciação de prazer, gratificação ou libertação da tensão, após a execução do acto.
Para além disto, ainda é marcante a tendência à repetição dos comportamentos, independentemente das potenciais consequências negativas que acarretam.
Cleptomania
Perturbação do controlo dos impulsos caracterizada pela incapacidade recorrente de resistir a impulsos para furtar objectos não necessários para uso pessoal, nem importantes pelo valor pecuniário.
Piromania
Perturbação do controlo dos impulsos caracterizada por um comportamento incendiário realizado por prazer, gratificação ou alívio de tensão.
Jogo Patológico
Perturbação do controlo dos impulsos cuja principal característica é o comportamento desadaptado perante a situação de jogo, que ocorre de forma recorrente e persistente, que conduz a disrupção nos objectivos pessoais, familiares e profissionais.
Perturbação Explosiva Intermitente
Perturbação do controlo dos impulsos cuja característica principal consiste em episódios isolados de perda do controlo de impulsos agressivos (e.g., ataque físico ou ameaça do mesmo), que resultam em agressões graves ou destruição de bens.
Tricotilomania
Veja em Curiosidades
Oniomania
Comportamento de comprar descontroladamente.
Os doentes referem impulsos repetitivos e irresistíveis acompanhados de tensão emocional acrescida que só é atenuada pelo próprio acto de compra, sendo o alívio pós compra rapidamente constituído por um sentimento de culpa.
Mitomania
É um distúrbio de personalidade em que o paciente possui uma tendência compulsiva pela mentira.
O mitômano é o indivíduo que mente compulsivamente. Algumas vezes são mentiras pobres de conteúdo, enquanto outras vezes são pitorescas, elaboradas detalhadamente, o que induzem o próprio mentiroso a acreditar nelas.
Compulsões sexuais
Actos ou cognições sexuais excessivos ou descontrolados, susceptíveis de causar perturbação subjectiva, prejuízo social ou ter consequências financeiras ou legais deletérias (Black, 97).