Podem-se incluir aqui dificuldades no adormecer (insónia inicial) ou insónia matinal ( ou terminal). Normalmente passam por si, ou após algum tempo, sem qualquer necessidade de intervenção…
No entanto, se renitente, terá que ser vista, avaliada…. e encontrar uma solução terapêutica…
Podem muitas vezes ser a expressão do medo de estar sozinho, do escuro, o medo de ter sonhos desagradáveis….ou em alguns casos, o medo de não acordar…
Terrores Nocturnos
Perturbação do sono cuja característica principal é a ocorrência, de forma repetida, de terrores durante o sono. Corresponde a despertares abruptos, geralmente iniciados com um grito de pânico. Estes episódios ocorrem durante o primeiro terço do período de sono principal e duram entre 1 e 10 minutos.
Pesadelos
Sonhos maus como dizem os mais pequenos…
Certos estímulos exteriores podem elicitar esses sonhos maus….peso excessivo de roupa, ter frio, barulhos inesperados….
Se de vez em quando, é normal….se recorrentes e muito frequentes, alguma coisa não está bem…
Em certos períodos especiais de stress, podem ocorrer mais frequentemente – nascimento de um irmão, entrada para escola, mais tarde entrar para uma faculdade, mudar de emprego….
Podem ter implicações na qualidade do sono e no desempenho diário, pelo que devem ser resolvidos.
Narcolepsia
É uma perturbação do sono, incapacitante, que se caracteriza por uma sonolência diurna excessiva e manifestações anómalas do sono REM (rapid-eye-movements) que inclui, entre outros sintomas, a cataplegia (perda brusca do tónus muscular desencadeada por emoções fortes).
Apneia do Sono
Transtorno respiratório do sono, geralmente associado a roncopatia (ressonar). Eleva a pressão arterial, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, causa sonolência excessiva e diminui a qualidade de vida dos pacientes.
Parasónias
São fenómenos motores e comportamentais de difícil interpretação que se apresentam de forma episódica durante o sono ou na transição entre a vigília e o sono; aparecem, na grande maioria, durante a infância e não são patológicas. Muito mais raras no adulto, podem associar-se a uma perturbação do sono, um problema psicológico ou a uma patologia neurológica. Destacaremos o sonambulismo, os movimentos rítmicos e transtornos de comportamento do sono REM.
Sonambulismo
Perturbação do sono cuja característica essencial são os episódios repetidos de actividade motora complexa iniciada durante o mesmo, incluindo levantar da cama e deambular. Estes episódios ocorrem normalmente, no primeiro terço da noite. Está classificado como parasónia.
Movimentos rítmicos
Parasónia caracterizada por movimentos estereotipados e repetitivos da cabeça, “jactatio capitis”, ou de todo o corpo, “body rocking”, comum em crianças. A sua aparição em doentes idosos pode ser uma manifestação de patologia cerebral.
Devem ser tomadas medidas preventivas para evitar pancadas violentas.
Transtorno do comportamento do sono REM
Estes pacientes experienciam uma interrupção da atonia normal muscular generalizada, podendo chegar a executar os seus sonhos. Podem desde deambular pela casa com despertares agitados até episódios de agressão…40% devem-se a causas neurológicas (Parkinson, Alzheimer, esclerosis múltipla…